Estudo de viabilidade, levantamento e georreferenciamento topográfico, projeto, construção de redes de distribuição de energia elétrica, manutenção de subestações e das redes
elétricas de transmissão e distribuição; entrega de correspondências, corte/ligação, transporte de materiais e outros correspondentes às atividades fins da empresa.
Ao longo das últimos anos, a EPCL se tornou referência para outras empresas de energia em iniciativas que visam adequar sua estrutura ao novo cenário regulatório do setor elétrico brasileiro. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão.
MANUTENÇÃO REDES ELÉTRICAS DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO
As redes de distribuição são compostas por linhas de alta, média e baixa tensão. Como vimos acima, as linhas de transmissão com tensão igual ou superior a 230 kV constituem a chamada rede básica. Apesar de algumas transmissoras também possuírem linhas com tensão abaixo de 230 kV, as chamadas Demais Instalações da Transmissão (DIT), grande parte das linhas de transmissão com tensão entre 69 kV e 138 kV são de responsabilidade das empresas distribuidoras. Essas linhas são também conhecidas no setor como linhas de subtransmissão.
CONSTRUÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
As redes de distribuição de Energia Elétrica no Brasil constituem um sistema que integra produção, transmissão e consumidor final. A energia produzida é armazenada inicialmente em geradores e, logo em seguida, é transportada por meio de cabos aéreos fixados em grandes torres de metal.
PROJETO
Elaboração das especificações técnicas, custos dos materiais, serviços, tipos de equipamentos e implantações do estudo de viabilidade.
CORTE/LIGAÇÃO
Trabalho realizado com o intuito de efetivar novas ligações ou corte por inadimplência, a pedido do contratante.
TRANSPORTE DE MATERIAIS E OUTROS CORRESPONDENTES ÀS ATIVIDADES FINS DA EMPRESA
Para se atingir o sucesso e eficiência da logística de distribuição, devemos considerar o nível de cooperação entre as empresas que estão envolvidas, já que a confiança e o fluxo constantes, são considerados determinantes para gerenciar o processo de distribuição e necessário para atender os requisitos definidos pelos clientes.
NORMA REGULAMENTADORA NO. 10 (NR-10)
A NR10 (Norma Regulamentadora 10) estabelece as mínimas condições de trabalho a trabalhadores que possam interagir com instalações elétricas e serviços com eletricidade de alta tensão. Ela abrange qualquer trabalho dessa natureza em todas as etapas de um projeto, construção, montagem, operação, manutenção de instalações elétricas e outros trabalhos relacionados.
Em todos os serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas como prioridade medidas de proteção coletiva, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
Instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.
DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA
DDS ou Diálogo Diário de Segurança é uma conversa com os trabalhadores sobre os riscos no trabalho e como evitá-los. É um recurso do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para conscientizar uma equipe sobre as melhores práticas de segurança, saúde, meio ambiente e saúde mental.
SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e é regulamentado pela Norma Regulamentadora número 4 – NR 4 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. O Serviço pode incluir os seguintes profissionais: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho. A composição e o dimensionamento da equipe de profissionais do SESMT é feito em razão do tipo de atividade econômica e do número de empregados da empresa. A EPCL tem seu CNAE(Código Nacional de Atividade Econômica) de número: 4221-902 – que trata de Construção de Estações e Redes de Distribuição de Energia Elétrica, e seu grau de risco 4.
SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
É uma das atividades que devem acontecer todo ano nas empresas, e deve ser organizada pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), um pequeno grupo que existe na empresa para cuidar de prevenção de acidentes.
CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO:
ATIVIDADES TÉCNICAS/COMERCIAIS:
ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO
TRANSPORTE DE MATERIAIS
CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO:
ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSMISSÃO
MANUTENÇÃO DE PARQUES EÓLICOS EXISTENTES