Cumprindo o que determina a Norma de Segurança e PSST, a empresa EPCL/UEN 17, realizou o programa Segunda + Segura, na localidade de Bom Jesus da
Lapa. O responsável pela realização das ações foi o vice-presidente da CIPA o Sr. Aelton Lima.
Nome do evento: SEGUNDA +SEGURA;
Objetivo: Instruir os colaboradores sobre o acidente do trabalho típico,também conhecido como Acidente do Trabalho Tipo, ocorre no local de trabalho, durante a jornada de trabalho, ou seja, durante a permanência do funcionário na empresa prestando serviços, ou mesmo quando estiver à
disposição do empregador. O acidente do trabalho típico é considerado como um acontecimento súbito, violento e ocasional que provoca no trabalhador uma incapacidade para a prestação de serviço.
Vários fatores podem ocasionar o acidente típico, dentre eles estão: a falta de atenção do funcionário para realização do serviço; acúmulo de dias trabalhados sem descanso; a realização excessiva de horas-extras; a falta de conhecimento dos procedimentos de segurança; recusa em utilizar EPI – equipamentos de proteção individual ou o seu uso inadequado, entre outros.
A falta ou a falha de comunicação, quando o trabalho é realizado em equipe, também se demonstra como fator que pode ocasionar o acidente do trabalho típico.
Tema abordado: Tipos de acidente do trabalho – Acidente do Trabalho Típico.
Numero de colaboradores: 09.
Duração do evento: 60 minutos.