Novembro Azul propõe atenção a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado pela Vida elegeram o mês de novembro para alertar a população brasileira sobre o câncer de próstata. Com a campanha, Um Toque, um Drilble, as instituições visam firmar o alerta a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que se inicia de maneira silenciosa e atinge cada vez mais a população masculina.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, e o sexto tipo da doença mais comum no mundo. A doença, que consiste em um tumor em uma glândula existente nos homens no fim da bexiga e início do reto é mais comum em homens de países desenvolvidos, negros e obesos. E quando diagnosticada precocemente tem uma perspectiva de 90% de cura.
A causa elevada de casos mais sérios da doença deve-se a resistência dos homens a fazerem o teste da doença, pelo toque inicialmente e complementado pelo exame de sangue. Após atingir um estágio mais avançado a doença começa a apresentar sintomas como dificuldade em urinar, dor nos ossos, insuficiência renal e infecção generalizada. O tratamento da doença é feito por meio cirúrgico, tratamento hormonal e por vezes radioterapia.
Pretendendo ações como acontecem no Outubro Rosa, onde são facilitados os acessos aos exames de prevenção ao câncer de mama, a Sociedade Brasileira de Urologia deve entregar ao Congresso Nacional sugestões que quando implementadas podem ajudar a população quanto a prevenção do câncer de próstata. Entre as sugestões encontra-se a solicitação de Centros de Referência em Saúde do Homem.