A chegada do mês de outubro traz consigo a reflexão pública sobre o tratamento e, principalmente, a prevenção do câncer de mama na campanha chamada Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 52 mil mulheres receberam diagnóstico de câncer de mama ano passado e 12 mil mulheres morrem no País anualmente por conta da doença.
Iniciado nos Estados Unidos, o Outubro Rosa no Brasil teve uma primeira ação em 2002, com a iluminação em cor de rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, e oficialmente, segundo a Agência Brasil, passou a ser encampada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008. O fato é que a cada ano o movimento ganha força chamando a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.
Para aderir ao movimento, a CIPA estará distribuindo às mulheres da EPCL um laço de fita rosa para que seja usada durante o mês de outubro como forma de alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Vamos nos conscientizar e nos prevenir. Homens converse com suas esposas, namoradas, mães e filhas.
Participe conosco dessa Campanha!